Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Comunicação

    Combinar o CPS com o movimento preparatório das Convenções Eleitorais

    Desde outubro do ano passado nosso partido, respondendo ao esforço conjunto da Secretaria Nacional de Formação e Propaganda e da Secretaria Nacional de Organização, vem desenvolvendo uma intensa mobilização para massificar o nosso Programa, tendo como instrumento principal o CPS, Curso do Programa Socialista. Instrumento ágil, versátil e que contribui muito para a compreensão dos […]

    Desde outubro do ano passado nosso partido, respondendo ao esforço conjunto da Secretaria Nacional de Formação e Propaganda e da Secretaria Nacional de Organização, vem desenvolvendo uma intensa mobilização para massificar o nosso Programa, tendo como instrumento principal o CPS, Curso do Programa Socialista. Instrumento ágil, versátil e que contribui muito para a compreensão dos elementos fundamentais e complexos que compõem o Programa Socialista do PCdoB, propiciando à nossa militância uma aproximação ao rico pensamento orientador da luta do nosso povo em nosso tempo.


    À época do seu lançamento, estabelecemos metas e prazos para que os comitês estaduais e municipais, os organismos de bases e frentes diversas de atuação política desenvolvessem o CPS de modo amplo até o início do processo de conferências eleitorais deste ano, envolvendo o conjunto da militância que participou das diversas etapas das conferências estaduais de 2011.


    Portanto, consideramos ser de suma importância a manutenção do esforço coletivo para que, até o final de maio e início de junho, o CPS atinja de modo organizado o maior contingente possível de militantes de base e quadros intermediários. Na aproximação das Convenções Eleitorais, que são intensamente mobilizadoras, nada mais propício que combinar o CPS com o movimento preparatório da Convenção em cada município. Nesse processo de mobilização, ganha destaque a formação das chapas para as respectivas Câmaras e Executivos municipais, uma vez que os projetos eleitorais envolvem milhares de militantes em âmbito nacional, que, nas diversas atividades de busca do voto popular, ampliarão a influência de massa do PCdoB. Para tanto, torna-se fundamental que os projetos eleitorais, as plataformas e a argumentação desses (as) camaradas – assim como o discurso dos (as) pré-candidatos (as) e respectivas equipes – estejam firmemente assentados sobre o nosso pensamento programático. É altamente recomendável que, entre os quesitos para a confirmação das candidaturas, se considere a participação no Curso do Programa Socialista


    Solicitamos, pois, aos (às) dirigentes estaduais que, junto às seções estaduais da Escola e do Departamento de Quadros, se empenhem nessa mobilização, de acordo com as orientações da Escola Nacional.

    Com nossas fraternais saudações,

                          Adalberto Monteiro                                                                  Walter Sorrentino
    Secretário Nacional de Formação e Propaganda                      Secretário Nacional de Organização


    ORIENTAÇÕES PARA A INTESIFICAÇÃO DO CPS NO MOMENTO PRÉ-CONVENÇÕES ELEITORAIS

    Camaradas
    Para o êxito da ampla mobilização de disseminação do nosso Programa, reiteramos orientações anteriores relativas à realização do CPS – Curso do Programa Socialista, abaixo reproduzidas e atualizadas:


    1. Garantir o cumprimento das metas estabelecidas para o primeiro semestre de 2012. Nesta segunda  quinzena de maio e até a primeira semana de junho, a realização de turmas presenciais do CPS é a principal atividade de formação.


    2. Envolver o maior número possível de filiados (as), em especial: aqueles (as) que participaram do processo de Conferência em 2011; os (as) dirigentes eleitos (as) nesse processo; os (as) pré-candidatos (as) às eleições municipais de 2012 e respectivas equipes. Garantir a participação de mulheres e jovens.


    3. Fazer o levantamento da demanda: municípios que ainda não realizaram o curso; militantes que ainda não participaram dos cursos realizados e que têm/terão atuação de relevo na composição das chapas, na elaboração de propostas de candidaturas e na campanha eleitoral.


    4. Destacar dirigentes e militantes das várias frentes (partidárias e de massas) para atuarem como formadores (as) e distribuí-los, geograficamente, pelas macrorregiões ou pelos principais municípios. Contar, para isso, com os (as) camaradas que participaram do curso de Nível II (em turmas nacionais ou regionais) e do Curso de Nível III (em turmas nacionais). Além de dirigentes partidários, lideranças de massa e outros quadros que conheçam o material do CPS e demonstrem condições de coordenar seu debate.
    4.1. Realizar o curso, segundo as Orientações para Formadores (as):
    https://dev.grabois.org.br/portal/escola/noticia.php?id_sessao=48&id_noticia=8056

    4.2. Cada formador (a) deverá:
    – garantir que os (as) participantes preencham a ficha de inscrição e assinem a lista de presenças;
    – preencher a ficha-síntese de realização do curso, fazendo constar nome e endereço eletrônico de cada participante, bem como o município de sua atuação;
    – enviar a documentação pertinente à direção municipal (ou à Comissão Estadual de Formação e Propaganda, quando for esta a orientação).
    4.3. A Comissão Estadual de Formação e Propaganda deverá:
    – garantir o preenchimento da ficha-síntese, por município;
    – elaborar a ficha-síntese do Estado e encaminhá-la à direção da Escola Nacional. Até 15/06/2012.


    5. Material referente ao CPS presencial:
    5.1. DVD – com as aulas;
    5.2. Manual para estudo;
    5.3. Ficha de Inscrição do (a) participante.
    5.4. Certificado – do (a) participante; do (a)  formador(a).
    5.5. Fichas-síntese:
    – de cada curso;
    – dos cursos realizados, por município;
    – dos cursos realizados, por estado.


    6. Os (as) camaradas cadastrados nas turmas presenciais recebem carta-convite e senha de acesso ao ambiente virtual da Escola, para participarem do estudo orientado do Programa Socialista na modalidade à distância e se habilitarem à continuidade do estudo, por meio do Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo (CIM) – também conhecido como 2º curso do Nível I. As Comissões Estaduais de Formação devem estimulá-los (as) a acessarem o ambiente (em funcionamento desde 19 de abril deste ano) e acompanhar, periodicamente, a participação do estado nesse processo.


    7. Para outras informações, entrar em contato com a direção da Escola Nacional: (11) 3054-1800;
    formar@pcdob.org.br

    Não é demais ressaltar a importância do registro das atividades realizadas e do cadastramento de participantes, quantificando-se de modo transparente e eficiente o cumprimento das metas de cada estado. Desta maneira, insistimos que todos os comitês estaduais devem encaminhar, até o dia 15 de junho, o balanço dos cursos realizados, juntamente com as listagens dos (as) participantes e respectivos endereços eletrônicos.
     

              Nereide Saviani                                                               Altair Freitas

    Diretora da Escola Nacional                              Secretário Executivo da Escola Nacional

    Notícias Relacionadas