Com muita emoção e para sinalizar os desafios que os comunistas precisam enfrentar, a solenidade dos 10 anos da Escola de Formação, antecedendo o início do Curso Nacional Nível III, foi aberta pelo documentário “Companheiros”, que conta um pouco da trajetória dos camaradas João Amazonas e Maurício Grabois, que desde de cedo entenderam a importância da formação para a luta política dos comunistas.

A mesa de saudação foi composta por Adalberto Monteiro, Dyneas Aguiar, Nereide Saviani, Renato Rabelo. Em sua fala, Adalberto Monteiro, secretário Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, enalteceu a secretaria nacional da Mulher do  PCdoB pelo apoio com 50 bolsas para que as comunistas participassem do Curso Nacional Nível III, o que garantiu pela primeira vez na história do Partido a maioria de participação de mulheres no curso.

Na oportunidade, Adalberto, que também é presidente da Fundação Maurício Grabois, lembrou do forte apoio que o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, tem dado à formação do Partido. Segundo ele, Renato propôs um projeto que tornou central a formação e a comunicação para o Partido e também a destinação de 20% do fundo partidário para a Formação do PCdoB.

Segundo ele, “o interesse pela formação se dá pela singularidade do PCdoB, pois é um Partido filho das barricadas amparadas pela teoria marxista-leninista. De modo que pensar esta corrente teórica é fundamental, e a Escola surge para garantir o aprofundamento deste pensamento, sem perder de vista a nossa realidade. A Escola é um setor em constante desenvolvimento, houve significativos avanços, mas ainda há um longo caminho pela frente”.

Nereide Saviani agradeceu a todos que construíram o espaço da Formação do PCdoB. Ela lembrou que o elo entre a militância e o Partido é a consciência socialista, e a formação atua justamente no fortalecimento deste elo. “A Formação é um direito dos filiados e o Partido tem o dever de garantí-lo e nós assumimos esse desafio com ampla consciência do nosso dever”.

Na oportunidade, Nereide rememorou o momento em que a escola foi reorganizada. Ela lembrou das várias fases da escola e destacou os cursos regulares coordenados pelo companheiro Dyneas Aguiar. “Após a chamada grande crise do socialismo houve um processo gradativo para o fortalecimento da Formação do PCdoB. A retomada da escola se configurou como um grande desafio, mas o legado do PCdoB garantiu a base para a consolidação da nossa Escola”.

Mais marxismo, mais Brasil

Emocionado, Dyneas Aguiar saudou a todos  e destacou que “o partido é a escola dos comunistas, mas o Partido precisa de uma escola, uma formação sistematizada, entendida como um processo que possibilite à militância a sistematização da base teórica necessária para nortear nossas lutas”.


Dyneas rememorou os cursos que eram realizados na clandestinidade e lembrou que o Partido nunca deixou de lado o papel da formação.  “Estamos permanentemente em transformação, e esse processo se concretiza na luta de classes. A consciência de classe só é formada com estudo. O PCdoB é o que é porque teve à frente de suas trincheiras camaradas conscientes e que viram na formação uma arma central para a batalha”.

Segundo ele, a escola representa aquilo que é o futuro. E frisa que o PCdoB busca uma única coisa: a transformação da sociedade. “Os cursos do Partido não são cursos fechados, mas, sim, a Escola busca responder aos problemas mais candentes da sociedade. E reafirmou que nos anos de crise do socialismo o nosso partido conseguiu vencer, porque nunca perdeu de vista sua ideologia, sua base teórica”.

Inteligência coletiva

Renato Rabelo encerrou a mesa de solenidade dos 10 anos da Escola de Formação e destacou que este setor tem um papel fundamental, lembrando que não é por acaso que a formação e a comunicação são consideradas frentes de trabalho centrais no nosso partido.

“O PCdoB já é uma escola, aprendemos na luta, mas torna-se fundamental estruturar um setor para potencializar a produção teórica dos comunistas. Pois somos um Partido de ideias e para isso é necessário o domínio das ideias. Nossa Escola se baseia na doutrina social, econômica e filosófica marxista.  E esta é a doutrina mais avançada no século XXI”, ressaltou o dirigente comunista.

Ele frisa que é com muita alegria que comemora os 10 anos da Escola de Formação. “Essa escola não é uma escola de diletantes, nossa escola é um organismo engajado na luta política. E tudo isso sem perder vista nossa realidade e orientação. Aplicando o que é estudado para solucionar os problemas sociais nestes tempos”, finaliza Rebelo.