Senado celebrará 250 anos de José Bonifácio, Patriarca da Independência
Por iniciativa do PCdoB, o senador comunista Inácio Arruda (CE) apresentou requerimento ao Senado para a realização de Sessão Especial, em Plenário, em comemoração aos 250 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrade e Silva – Patriarca da Independência do Brasil. O evento está previsto para o dia 13 de junho de 2013, quando […]
POR: Redação
∙
Por iniciativa do PCdoB, o senador comunista Inácio Arruda (CE) apresentou requerimento ao Senado para a realização de Sessão Especial, em Plenário, em comemoração aos 250 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrade e Silva – Patriarca da Independência do Brasil.
O evento está previsto para o dia 13 de junho de 2013, quando o legislativo vai lembrar o pensamento do intelectual que sonhou um Brasil moderno e desenvolvido, que reverbera até hoje, em meio ao colonialismo, à aristocracia portuguesa e oligarquias escravocratas atrasadas que comandavam o país no início do século XIX.
Bonifácio é considerado um símbolo do ideal de emancipação política, econômica e social do Brasil, por estar entre os intelectuais pioneiros em pensar o desenvolvimento, a formação do povo, o avanço cultural e social e a integração harmônica. Com um pensamento avançado sobre os grandes destinos do país, ele considerava a elite escravocrata brasileira uma corja de “ignorantes, vadios, vis, intrigantes e devassos”, assim como pensou a integração de índios e negros como “entes econômicos”.
Para ele, “a maior corrupção se acha onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza”. José Bonifácio foi precursou de um projeto para o Brasil que defendeu a emancipação nacional, a abolição da escravatura, a reforma agrária, a integração dos índios, a educação básica e a formação de uma cidade central no interior do Brasil. Em 1823, já previa secas em locais onde o desmatamento de encostas fosse muito intensivo.
Faleceu em Niterói em 6 de abril de 1838, inconformado com “o conflito de interesses entre classes, cores e etnias, em um corpo político instável e sem direção definida”, conforme registra a historiadora Ana Rosa Cloclet da Silva.
Encabeçado pelos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o requerimento tem ainda a assinatura de outros 16 senadores líderes de partidos (DEM, PDT, PMDB, PP, PPL, PPS, PR, PRB, PSB,PSC, PSD, PSDB, PSOL, PT, PTB, PV).
requerimento, Senado, realização, sessão especial, dia, mês, junho, ano, 2013, destinação, comemoração, homenagem, aniversario de nascimento, patrono, independência, Brasil, Bonifácio.
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação,veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.