Seção “Autores” publica ensaio de Lenoir inédito em português
A seção “Autores” do portal Grabois dá início hoje à publicação do ensaio “Marx, pensador da democracia”, do filósofo francês Norbert Lenoir. O texto, até então inédito em português, foi traduzido pelo pesquisador Luciano Martorano com exclusividade para a Fundação Maurício Grabois.
No ensaio, a ser publicado em oito partes, Lenoir lança mão das revolucionárias concepções políticas de Marx – expostas em obras como a Crítica da filosofia do direito de Hegel, entre outras – para operar uma crítica radical dos mecanismos da democracia no mundo contemporâneo. “Essa reflexão sobre a interpretação marxista da política”, lembra o autor, “não pretende ser uma enésima releitura de todo o pensamento de Marx. Não! Trata-se bem mais modestamente de assinalar alguns pontos conceituais nos textos de Marx que permitam uma reflexão interessante e sempre atual sobre a natureza da democracia”.
Ainda segundo Lenoir, a tese marxista do desaparecimento do Estado não significa “nem sinônimo de eclipse da política em Marx, nem a recusa de se perguntar sobre a possível aliança entre a liberdade e a política. Essa aliança existe muito bem em Marx. E essa existência se apoia em uma crítica da democracia. Crítica não no sentido de uma negação, mas no sentido do discernimento: discernir nas formas históricas da democracia as condições de possibilidade da liberdade política”.
Lembrando que as opiniões do autor nem sempre coincidem com as suas, a Fundação Maurício Grabois espera, com a publicação do ensaio, impulsionar o debate sobre este que é um tema tão crucial às lutas políticas contemporâneas.
Leia aqui a primeira parte do ensaio.