No dia da África, PCdoB baiano debate combate ao racismo
Organizado pela coordenadora estadual de Combate ao Racismo do PCdoB, Olívia Santana, o evento contou com a participação da deputada Alice Portugal; dos vereadores de Salvador, Aladilce e Everaldo Augusto; do representante do Comitê Central, Haroldo Lima e dos dirigentes estaduais Julieta Palmeira, Daniele Costa e Péricles de Souza, dentre outras representações do partido. Alice […]
POR: Ascom
∙
Organizado pela coordenadora estadual de Combate ao Racismo do PCdoB, Olívia Santana, o evento contou com a participação da deputada Alice Portugal; dos vereadores de Salvador, Aladilce e Everaldo Augusto; do representante do Comitê Central, Haroldo Lima e dos dirigentes estaduais Julieta Palmeira, Daniele Costa e Péricles de Souza, dentre outras representações do partido.
Alice Portugal destacou a importância de se constituir no partido uma “ampla frente antirracista”. Para ela, eventos dessa natureza são fundamentais para que não se esqueça a história “do chicote e da lança no nosso País”. A deputada citou a aprovação da PEC das Domésticas, que, segundo ela, acabou com “resquícios da escravidão” que ainda persistiam no Brasil. Alice frisou, ainda, a relevância do encontro para a construção da tese do PCdoB. “Sem dúvida, vamos apresentar ao país e ao seu povo negro um documento de respeito à nossa matriz histórica multirracial, multicultural “, argumentou.
Para a organizadora Olívia Santana, o evento serve, sobretudo, para uma reflexão interna, com foco no quadro negro do partido. “Precisamos promover a organização negra em todos os espaços onde os nossos militantes estão”, disse. Para ela, o projeto político iniciado pelo ex-presidente Lula, que completa 10 anos em 2013, foi muito importante para a luta do povo negro, mas há muito ainda a ser feito.
Haroldo Lima considerou que a luta antirracista sempre esteve inscrita na agenda do PCdoB. “A luta do povo africano inspirou o movimento de esquerda e o combate estratégico ao racismo faz parte da luta emancipacionista, que é da agenda dos comunistas. O PCdoB tem, inclusive, um documento que guia a luta antirracista”, declarou o dirigente nacional.
A reunião também celebrou o 25 de maio, data que marca a luta da África pela independência de seus países, com a criação da OUA (Organização da Unidade Africana), que completa 50 anos (1963-2013).
O Encontro Estadual de Combate ao Racismo é o terceiro evento temático promovido pelo PCdoB-BA, em preparação para o 13º Congresso. Em eventos semelhantes, os comunistas da Bahia já abordaram a emancipação das mulheres e políticas para o meio ambiente.
De Salvador,
Susana Hamilton
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação,veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.