Fundações: Seminário em 9 de agosto discutirá jornada de manifestações
O presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, o diretor de Estudo e Pesquisa, Aloisio Sérgio Rocha Barroso, e o conselheiro fiscal, Pedro de Oliveira, participaram de reunião com as demais fundações do campo progressista para discutir uma agenda conjunta. O encontro foi na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília, representada pelo seu presidente, […]
POR: Cezar Xavier
∙
O presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, o diretor de Estudo e Pesquisa, Aloisio Sérgio Rocha Barroso, e o conselheiro fiscal, Pedro de Oliveira, participaram de reunião com as demais fundações do campo progressista para discutir uma agenda conjunta. O encontro foi na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília, representada pelo seu presidente, Carlos Siqueira (PSB).
Compareceram ainda Marcio Porchmann (PT), da Fundação Perseu Abramo, o ex-deputado João Henrique (PI-PMDB), pela Fundação Ulysses Guimarães e José Luciano (PP), da Fundação Milton Campos. A Fundação Leonel Brizola/Alberto Paschoalini (PDT) não enviou representante, mas acompanha e colabora para a agenda conjunta de atividades.
Dando continuidade ao debate ocorrido no dia 15 de maio, em São Paulo, foi alterada a previsão de realização de um seminário intitulado: A grande crise capitalista global e seus impactos no Brasil, adiado para outra oportunidade.
“Face aos acontecimentos de junho, com a jornada de mobilizações que vieram a construir uma nova realidade política no país, as fundações decidiram realizar um seminário, que estimule um debate que contribua para sistematizar o significado dessas manifestações, suas consequências políticas e, sobretudo, a perspectiva que se aponta dessa realidade nova que surgiu”, afirmou Monteiro, referindo-se às grandiosas manifestações que eclodiram por todo o país, durante todo o mês de junho, com demandas diversas, após a repressão violenta ao Movimento Passe Livre, de São Paulo.
A ideia é manter o seminário para 9 de agosto, no Rio de Janeiro, para convidados das fundações e partidos. O formato pensado terá três mesas, sendo uma de presidentes de partidos, outra com intelectuais e pesquisadores e outra com movimentos sociais e entidades de trabalhadores, podendo tratar o tema de pontos de vistas distintos.
Para o comunista, há um conjunto de temas pertinentes que precisam ser debatidos, a partir da ênfase dada pelas mobilizações, como o papel dos partidos políticos e dos movimentos sociais e a crise de representação política no pais. “É preciso fazer um debate multilateral sobre o significado das manifestações e a realidade política nova que emergiu desses protestos”, enfatizou Monteiro.
Dando continuidade à pauta de iniciativas conjuntas, está o esforço para utilizar de forma efetiva recursos audiovisuais para dar mais eco às atividades realizadas. Os dirigentes das fundações querem garantir uma audiência com os presidentes da Câmara e do Senado para discutir o uso das TVs Câmara e TV Senado para a incorporação das fundações na grade de programação. A programação, que vem sendo discutida em convergência entre as fundações, seria produzida com recursos delas, ampliando a programação daquelas emissoras, sem exigir ônus algum.
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação,veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.