Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    China

    FMG participa do 14º Fórum Mundial do Socialismo na China

    Presidente da FMG, Walter Sorrentino participa da programação do 14º Fórum Mundial do Socialismo na China

    O 14º Fórum Mundial do Socialismo teve início nesta segunda-feira (09/09) na capital chinesa, reunindo mais de 100 participantes de mais de 40 países. Este encontro global contou com a presença de líderes políticos e acadêmicos que discutiram os desafios impostos pelas novas dinâmicas globais.

    O Fórum é promovido pela Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS). Seu vice Presidente Zhen Zhanmin proferiu um discurso marcante, ressaltando que os países do G20 hoje contribuem com aproximadamente 59% do PIB Mundial, um aumento significativo em comparação com os 43% registrados no início dos anos 2000. Ele destacou que o momento atual exige um esforço conjunto para fortalecer a cooperação e o intercâmbio de experiências entre as forças de esquerda.

    O presidente da Fundação Mauricio Grabois, Walter Sorrentino, foi recepcionado em jantar ao lado de outros dirigentes partidários. Em sua participação em plenário, destacou os desafios e dilemas enfrentados pelos comunistas brasileiros no cenário atual. Sorrentino enfatizou a importância da união e da construção de consenso entre as forças de esquerda para enfrentar as complexidades do mundo moderno. Ele apontou que em meio aos desafios políticos e sociais, existem desafios teóricos importantes à atualização da teoria marxista, destacando a lei do desenvolvimento desigual e uma nova economia política para o desenvolvimento na situação atual, em especial na América Latina. 

    O Presidente do Partido Comunista da Espanha e da Esquerda Européia, José Luís Centella, também contribuiu com uma importante reflexão sobre os cinco princípios da Coexistência Pacífica para promover um ambiente internacional mais harmonioso. Ele criticou a mentalidade de Guerra Fria impulsionada pela OTAN, sugerindo que a cooperação e a coexistência pacífica devem ser priorizadas.

    Um ponto alto do encontro foi também a intervenção arguta do Sr. Li Shenming, ex-Vice-Presidente da CASS, que ofereceu uma análise detalhada sobre a perspectiva chinesa na escolha do caminho da guerra ou da paz. Li citou a resposta do Presidente Xi Jinping à esse dilema, que defende a promoção do desenvolvimento pacífico ao mesmo tempo que protege os interesses essenciais da nação, refletindo uma abordagem equilibrada e estratégica.

    O Fórum prossegue com discussões aprofundadas, reforçando a importância da colaboração global e do intercâmbio de ideias para enfrentar os desafios do presente e do futuro. Decididamente, a experiência chinesa mostra que a teoria do socialismo amadureceu e vai se abrindo um novo panorama para a luta pelo socialismo no mundo.

    Notícias Relacionadas