Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Comunicação

    A inteligência comercial brasileira

    Foi uma longa luta desde o nascimento da Apex (Agência de Promoção das Exportações) em meados dos anos 90, as primeiras iniciativas de mapeamento do processo exportador, na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e na FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina). Em 2003, a Apex ganhou vida própria, como instituição […]

    POR: Luis Nassif

    Foi uma longa luta desde o nascimento da Apex (Agência de Promoção das Exportações) em meados dos anos 90, as primeiras iniciativas de mapeamento do processo exportador, na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e na FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina). Em 2003, a Apex ganhou vida própria, como instituição independente bancada pelo Sebrae. Ao mesmo tempo, confederações de indústria ganharam aprendizado. Outros agentes externos importantes, como a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) e a Inmetro aprenderam a trabalhar em conjunto. A eles se integrou o Itamaraty, através das embaixadas e de seu Departamento de Promoção Comercial.

    Notícias Relacionadas