-
A (des)qualificação através da automação
1 de junho de 1990Pensar as disciplinas que compõem o currículo escolar é procurar compreendê-las enquanto a soma dos conhecimentos elaborados e sistematizados pelo homem ao longo de sua história. No entanto, sabemos que, na realidade, a escola não tem conseguido acompanhar "pari passu" o desenvolvimento da ciência; poderíamos considerar que a escola ainda está muito voltada para o […]
Acesse -
A “controvérsia” feminismo x marxismo
Loreta Valadares1 de junho de 1990Não se trata de ironia nem de pretensão. A verdade é que não dá mais para ignorar a profícua produção teórica que analisa a condição da mulher, seu subjugamento e opressão ao longo da história, sua resistência e luta, sua situação atual e perspectivas. Estes trabalhos, particularmente nos últimos quinze anos (com destaque para a […]
Acesse -
Materialismo mecanicista e materialismo dialético
1 de junho de 1990O discurso, do qual reproduzimos fragmentos, foi feito por Paul Langevin em Paris, 1945, num ato destinado a comemorar os 200 anos da edição da Enciclopédia, obra que marcou o pensamento francês (enciclopedismo) na fase anterior à Revolução Francesa de 1889. Este discurso, além do seu interesse intrínseco tem atualidade política num momento em que […]
Acesse